segunda-feira, 18 de maio de 2009




Oi , pessoal ! Criei este blog para poder compartilhar um pouquinho da minha vida com vocês.Amanhã começo uma nova fase! A primeira consulta para o tratamento da obesidade mórbida e posteriormente a cirurgia bariátrica , e quero deixar tudo registrado aqui ,e aproveitar para trazer informações sobre a doença que ainda é tão pouco reconhecida , não sei se por "ïgnorância" ou falta de conhecimento ou pelo simples fato de ser mais fácil discriminar chamando de gordo. Gostaria de poder contar com a amizade e o apoio de vocês , pois apesar de ser a realização de um sonho , sei que poderei passar por dificuldades e frustações até alcançar meu objetivo , mas não desistirei de lutar. Beijokas ! Ale

OBESIDADE

A obesidade é considerada uma doença crônica, multifatorial de prevalência crescente e corresponde atualmente, um problema de saúde pública.

A obesidade aumenta o risco de inúmeras doenças crônicas, como Diabetes Mellitus, dislipidemia, hipertensão arterial, apneia do sono, doenças articulares, câncer, dislipidemias, infertilidade, etc. Pacientes obesos graves (IMC > 40kg/m2) têm um risco aumentado e expressivo de mortalidade porque a obesidade mórbida é uma das doenças que mais matam no mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), classifica-se a obesidade considerando-se o Índice de Massa Corporal (IMC) e baseando-se no risco de mortalidade independente do sexo e idade. Quanto a gravidade, a OMS define obesidade grau I quando o IMC situa-se entre 30 a 34,9 kg/m2, obesidade II quando o IMC está entre 35 e 39,9 kg/m2 e obesidade III (mórbida) quando o IMC ultrapassa 40 kg/m2.

A abordagem terapêutica do paciente obeso deve envolver sempre um plano de reeducação alimentar, atividade física e uso de agentes antiobesidade. Nos pacientes que apresentam obesidade mórbida a abordagem clínica geralmente é ineficaz e a cirurgia bariátrica se impõe como uma importante opção de tratamento.

É importante ressaltar, que a cirurgia não cura a obesidade, tendo em vista, que esta corresponde a uma doença crônica e portanto incurável. A cirurgia apenas controla o excesso de peso que associada ao empenho e disciplina do paciente no seguimento das orientações da equipe multidisciplinar como dieta, atividade física, etc , na grande maioria dos casos alcança sucesso.

COMO SABER SE SOU CANDIDATO A CIRURGIA PARA CONTROLE DA OBESIDADE ?

São candidatos para o tratamento cirúrgico da obesidade, segundo o Comitê de Ética Médica, a Federação Internacional para Cirurgia da Obesidade (IFSO) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), os pacientes com IMC ≥ 40 kg/m2 ou IMC maior que 35 kg/m2 associado à co-morbidades, bem como, histórico de obesidade maior que 3 anos, falha no tratamento clínico, presença de doenças associadas, risco cirúrgico aceitável, abstência ao uso de drogas e álcool e principalmente, capacidade do paciente em compreender as implicações da operação.

A CIRURGIA É A ÚNICA OPÇÃO ?

Não, existem inúmeras formas de tratamento como dietas, medicações e prática de exercício físico isolado em conjunto que segundo a OMS apresentam 95% de insucesso por funcionarem apenas em curto e médio prazo e neste aspecto a cirurgia se justifica como único método atual capaz de promover acentuada perda e peso e manutenção desta em médio e longo prazo.

***** PRÉ OPERATÓRIO *****

Todos os pacientes que nos procuram têm uma primeira consulta com o cirurgião responsável, que irá avaliar se o paciente apresenta critérios para se indicar o controle cirúrgico da obesidade. Havendo então indicação cirúrgica, outros profissionais da EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, constituída por clínico geral, endocrinologista, psiquiatra/psicólogo e nutricionista – prepararão os pacientes para a cirurgia.

Múltiplos exames são realizados com esta finalidade:
1) Exames laboratoriais (sangue, urina, etc)
2) Endoscopia Digestiva
3) Avaliação da função cardíaca (ECO, prova de esforço, eletro, etc)
4) Exames de imagem: RX de tórax, RX dos seios da face, Ultrassonografia do abdome, Ressonância magnética, etc
5) Espirometria e polissonografia
6) Outros exames que se façam necessários.

***** Mais informações *****

http://www.carlossaboya.com.br