quarta-feira, 30 de setembro de 2009

VIDEOLAPAROSCOPIA

Laparoscopia significa olhar (scopia) o abdômen (laparo).
Ora, para olhar basta um pequeno orifício na parede abdominal que permite a entrada de uma ótica .

Um simples "olhar" orienta o raciocínio e pode alterar completamente o rumo do tratamento. Por isso a Videolaparoscopia oferece um diagnóstico preciso e seguro.

O abdômen é tido como uma “caixinha de surpresas” devido à grande variedade de doenças que se manifestam através dos mesmos poucos sintomas .

Às vezes o atraso em fazer o diagnóstico específico pode implicar em complicações graves, como a peritonite.

Por esses motivos a laparoscopia se fez muito necessária.

A primeira laparoscopia foi realizada na Europa, em 1905, utilizando-se um jogo de lupas, espelhos e luz de vela, através de um orifício de 1 cm no abdômen.

Nesses 100 anos a laparoscopia desenvolveu-se muito. Hoje instalamos um túnel de 5 mm de raio (geralmente na cicatriz umbilical) e através dele introduzimos uma ótica que ao mesmo tempo em que ilumina o abdômen, filma as imagens que assistimos ao vivo em um monitor de alta definição . Assim podemos assistir (e gravar em DVD) todas as vísceras abdominais como o fígado, estômago, baço, vesícula biliar, intestinos, apêndice, útero, ovários, hérnias, etc. Com a inovação dessa videocâmara filmadora, entramos, em 1980, na "Era da Videolaparoscopia".

O passo seguinte foi o desenvolvimento de técnicas que permitissem realizar cirurgias por Videolaparoscopia (e não apenas olhar o abdômen). Assim, através de túneis auxiliares, podemos introduzir instrumentos longos e finos que permitem segurar, cortar, cauterizar, costurar, retirar estruturas, etc. As primeiras cirurgias vídeolaparoscopicas foram realizadas na área da ginecologia, em 1980.

A primeira cirurgia videolaparoscopica do aparelho digestivo foi uma cirurgia de vesícula biliar, realizada na França, em 1987. Desde então a Cirurgia Videolaparoscopica vem desenvolvendo-se a largos passos, sendo atualmente, sem dúvida, a primeira opção em termos de cirurgia.

O Dr Roberto Rizzi criou o Serviço de Videolaparoscopia do Hospital Regional Sul em 1992 . Nesse hospital público foram realizadas inumeras Videolaparoscopias tanto eletivas (Principalmente cirurgias de vesicula biliar e de hernias de hiato) quanto de urgências (Principalmente apendicites e cirurgias ginecologicas). Foi um dos primeiros hospitais públicos do Brasil a contar com a Videolaparoscopia no PS em regime de 24 horas por dia.