quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ELETROCARDIOGRAFIA (eletrocardiograma)

ELETROCARDIOGRAFIA
SINONÍMIA
Eletrocardiograma, ECG basal ECG em repouso.
DESCRIÇÃO
O eletrocardiograma (ECG) registra as alterações de potencial do campo elétrico formado por um conjunto de células cardíacas, sendo a única forma de registrar o comportamento elétrico do coração. Não causa nenhum desconforto. O paciente permanece deitado sobre a maca e bem relaxado. São colocados eletrodos descartáveis nas extremidades dos 4 membros (punhos e tornozelos) e no tórax, que captam os estímulos elétricos originados no coração.
INDICAÇÕES
Complementação da avaliação clínico-cardiológica; identificação de alterações anatômicas, metabólicas, iônicas e hemodinâmicas (hipertensão arterial, doenças valvulares, doença isquêmica do coração, pericardite, miocardiopatias, cardiopatias congênitas, arritmias, pré-operatório, check-up).
CONTRA-INDICAÇÕES
Não há contra-indicações.
LIMITAÇÕES
Tremor muscular e a agitação psico-motora podem prejudicar a obtenção de um registro gráfico adequado.
TEMPO DE EXAME
Aproximadamente 15 minutos.
PREPARO
Não há preparo. Vir com roupas confortáveis, que possam ser abertas na região do tórax. Quando necessário, será realizada uma tricotomia (raspagem dos pêlos com aparelho descartável) na região torácica para melhor aderência dos eletrodos. Evitar luz solar na pele do tórax pelo período de 48 horas após o exame. Recomendável evitar o uso de produtos oleosos nas regiões de colocação dos eletrodos.