quinta-feira, 24 de setembro de 2009

***** TIPOS DE INTERVENÇÃO *****


O tipo de intervenção que devera ser realizado ira depender de cada caso, mas vale lembrar que o tratamento cirúrgico bariatrico apresenta riscos de mortalidade inferior a 0,5%.

Puramente restritivos: sendo a Banda Gástrica Ajustável.
Mistos – Predominantemente restritivos: os desvios gástricos (Gastric Bypass, Capella, etc)
Mistos – Predominantemente disabsortivos: as derivações bileo pancreáticas (Duodenal Switch, Scopinaro)
Os procedimentos que podem ser realizados são:

Marca Passo Gástrico
Balão Intragástrico
Gastroplastia Vertical com Banda – Cirurgia de Mason
Banda Gástrica Ajustável
Cirurgia de “Fobi e Capella” – Gastroplastia Vertical com colocação de anel e Y de Roux ou, simplesmente, Gastroplastia em Y de Roux Convencional ou Laparoscópica
Cirurgia de “Duodenal Switch” – Derivação Bileo Pancreática
Cirurgia de “Scopinaro” – Derivação Bileo Pancreática

A técnica mais conhecida e estudada é a chamada de Cirurgia de Fobi e Capella ou de Gastroplastia Vertical com colocação de anel e Y de Roux. A cirurgia inicia com uma laparotomia na técnica convencional ou com uma videolaparoscopia na técnica videolaparoscópica. Na sequência os procedimentos são idênticos. O estômago, que tem capacidade para cerca de dois litros é seccionado com um grampeador cirúrgico a cerca de 7 centímetros de sua junção com o esôfago de maneira a se obter um novo estômago com capacidade para apenas 30 a 50 ml. Na saída deste novo estômago é colocado um pequeno anel de sylastic ou banda de tela de polipropileno (tela de Márlex) que previne a dilatação gástrica e diminue o tempo de esvaziamento gástrico. Uma alça intestinal é ligada ao novo estômago para permitir a saída e a absorção de alimentos. O funcionamento da cirurgia é através da restrição da ingestão de alimentos, e em menor parte por disabsorção, uma vez que cerca de 150 cm de intestino delgado são desviados (técnica mista – predominantemente restritiva). Pacientes operados por esta técnica, em geral necessitam fazer várias pequenas refeições diárias e perdem em média 60% do excesso de peso ao final de dois anos. O emagrecimento acentuado pode requerer cirurgias plásticas para a retirada do excesso de pele.

Um outro grupo de cirurgias para redução de peso é o das cirurgias chamadas “predominantemente disabsortivas” e as principais representantes deste grupo são as realizadas pela técnica de Scopinaro e o “duodenal switch”. Nestas cirurgias o estômago, que também é diminuido, porém em menor grau, permanece com capacidade para cerca de 500 ml e o principal fator que faz o paciente emagrecer é disabsorção causada pelo encurtamento intestinal. O paciente pode apresentar diarréia ao ingerir alimentos gordurosos.

Em todas as técnicas o paciente precisa ser acompanhado de perto por uma equipe especializada e receber suplementos alimentares / vitamínicos.