domingo, 20 de setembro de 2009

***** OUTRAS COMPLICAÇÕES *****

Na impactação do bolo alimentar, a remoção endoscópica está indicada (lembrar do risco de aspiração, protegendo as vias aéreas).
As fístulas pós operatórias são consideradas as complicações mais graves desta cirurgia, em série da literatura ocorreram em 2.6% de pacientes operados 6 .

Nos pacientes em bom estado nutricional, em que as fístulas apresentam-se adequadamente drenadas,o tratamento endoscópico pode contribuir para o seu fechamento (injeção de selante de fibrina e cola derivado do ácido cianoacrílico e também utilização de injeção de matriz acelular derivada da sub-mucosa porcina que estimularia a cicatrização dos tecidos 12,21 .

Na erosão do anel de silicone para a luz gástrica (utilizado por alguns cirurgiões autores para otimizar a perda de peso e sua manutenção) apesar da chance de migração espontânea quando este erosa a parede para a luz gástrica, a maioria dos autores recomenda a remoção endoscópica como melhor opção (secção e remoção do anel preferentemente com instrumento de duplo canal) 4,5 (figura 10)

No deslizamento do anel a conduta é cirúrgica, com sua remoção. O procedimento endoscópico pode ser utilizado no diagnóstico

Outras complicações da cirurgia bariátrica são a síndrome de dumping, as hérnias internas e a colelitíase, cujo manejo é abordado em outro capítulo.




CONSIDERAÇÕES FINAIS

O profissional da área de endoscopia pode deparar-se em algum momento com pacientes que vão se submeter ou mesmo já submetidos á cirurgia bariátrica e que necessitem de sua intervenção. Deve portanto se familiarizar com este “novo”paciente e conhecer as possíveis complicações da cirurgia bariátrica.

A unidade endoscópica deve dispor de estrutura, equipamento e acessórios necessários para atender o obeso e superobeso (fluoroscopia se houver necessidade de dilatação endoscópica).

O caráter pouco invasivo dos procedimentos endoscópicos indica que maior proximidade deva se estabelecer á cirurgia bariátrica, especialmente em relação ao tratamento das eventuais complicações.